quarta-feira, 4 de abril de 2012

Fora de Mim - Martha Medeiros


Esse é para as mulheres: Fora de mim... sim, o livro tem absolutamente tudo a ver com o nome, e digo mais: esse livro, na minha opinião, deveria estar na seção de auto-ajuda das livrarias!

O livro é narrado por um mulher, assim como eu e você, leitora do blog, assim como sua mãe, sua irmã, suas amigas.

Toda mulher, sem exceção, que já se apaixonou por alguém e que foi magoada em troca, vai entender cada detalhe descrito nesse livro. Não importa se foi um casamento ou um simples namoro, Martha Medeiros descreve com perfeição o sentimento devastador que fica no fim de uma relação a dois.

A melhor parte é que, quando você está no fundo do poço, não acredita no ontem, no hoje e muito menos no amanhã, você consegue sentir que há esperança lá fora. Claro que S-E-M-P-R-E há esperança lá fora, mas na fase da negação é impossível de se enxergar qualquer coisa, não é?


"Eu sabia que terminaríamos, eu sabia que era uma viagem sem destino, sabia desde o início e não sabia, não sabia que doeria tanto, que era tanto, que era muito mais do que se pode saber, ninguém pode saber um amor, entender um amor, tanto que terminou sem muito discurso, foi uma noite em que você quase pediu, me deixe."



O livro é publicado pela Editora Objetiva:


"Autora do best-seller Divã, novela irônica e bem-humorada sobre uma mulher que enfrenta o fim de seu casamento arrastado em plena crise dos 40, Martha Medeiros faz agora de seus leitores testemunhas de outro momento, talvez mais crucial e terrível na relação amorosa - aquele em que a paixão acaba, por mais intensa que tenha sido.


Em Fora de mim, a autora vai ainda mais fundo na descrição de sentimentos universais provocados por essa perda, comparada por ela a um acidente de avião, em que os sobreviventes "percebem a perda de altitude, a potência enfraquecida das turbinas e o desastre iminente, até que acontece a parada definitiva da aeronave, (...) e sobe do chão um silêncio absoluto, (...) a quietude amortizante de quem não respira, não pensa, não sente nada ainda."

A autora inicia sua narrativa visceral no instante da despedida, da queda, do fim trágico, nem além nem aquém da dor maior: quando se tem a certeza de que não há mais volta. Aos poucos, o leitor vai compreendendo como tudo aconteceu, como tudo afinal foi ficando fora de controle.


Recém-separada de um casamento longo e pacífico, a protagonista se apaixona loucamente, embora não cegamente, por um outro homem, de personalidade conturbada, com quem vive uma intensa paixão. Consciente do mergulho, a mulher pressente que no fundo daquela relação só acabaria encontrando a escuridão da dor. Mesmo assim, dá o salto. E perde. A entrega aqui é um vício sem saída.


"Não resistirei. Sei que está tudo errado e que o sofrimento me alcançará a cada minuto (...) Não tenho mais forças para lutar contra o que se declara gigantesco em qualquer ser humano: a pulsão da entrega", confessa a narradora."



Ótimo livro! Eu recomendo!


Até o próximo post!!


^^

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar!!